Saiba quem tem direito ao ‘coronavoucher’ de R$ 600 e quais pessoas vão receber primeiro

PUBLICIDADE

O Senado Federal aprovou auxílio de R$ 600 que será pago a pessoas necessitadas neste momento em que o país passa por uma crise causada pelo novo coronavírus. Chamado de “coronavoucher”, o benefício será pago a milhões de brasileiro. O projeto ainda dependia de sanção presidencial.

O ministro Onyx Lorenzoni concedeu entrevista à Rede Globo e falou como vai funcionar o coronavoucher e quais os grupos que terão direito a ele. Os pagamentos devem começar nos próximos dias. O Governo Federal vai anunciar o dia exato para início dos saques dos benefícios.

A ordem para recebimento foi divulgada. O primeiro grupo a sacar serão os trabalhadores informais que recebem o Bolsa-Família. Como estas pessoas já têm cadastro no governo, fica mais fácil fazer a logística de pagamento. O segundo grupo a receber serão os informais que estão no cadastro único.

Cadastro Único é o banco de dados onde o governo federal tem registrados os nomes das pessoas de baixa renda habilitadas a receberem benefícios sociais. O terceiro grupo a receber o benefício serão os microempreendedores individuais (MEIs) e contribuintes individuais. Por fim, os trabalhadores informais que não estão em cadastro nenhum.

“Então nessa linha serão primeiro os beneficiários do Bolsa-Família, logo depois os informais do cadastro único, porque nós temos o registro, é de fácil averiguação. Depois os MEIs (microempreendedores individuais) e os contribuintes individuais do INSS, e por fim, os informais, esses que vão precisar de um sistema novo”, explicou Onyx.