Infalível: 5 dicas para perder peso de maneira saudável e rápida

PUBLICIDADE

Saúde e perda de peso são aliadas. E, acredite, não é tão difícil atingir esses dois objetivos. É sempre importante deixar claro que que cada um possui um tipo físico diferente, então, o que funciona muito bem para um, pode não ser a resposta para outro. Há pessoas que têm, sim, tendência a engordar – ou a emagrecer; então o melhor caminho é se conhecer bem.

Antes mesmo de procurar um profissional na área da nutrição para lhe acompanhar, é preciso entender que você é uma pessoa única. Então, veja essas 5 dicas que são indispensáveis para qualquer pessoa emagrecer rápido e com saúde.

1 – Nem toda atividade física é ideal para emagrecer

Entrar em movimento ajuda a perder peso, mas saber qual a atividade física adequada para seu corpo intensifica o processo de emagrecimento. O foco é conhecer o funcionamento do seu organismo para acelerar seu metabolismo. Assim, além de se conhecer bem, procure o auxílio de um profissional para investir no exercício correto.

Ainda, um ponto é fundamental para a perda de peso e manutenção definitiva da saúde: encontre uma atividade física que você goste! Há milhares de opções, então se permita conhecer o que cai bem pra você e se jogue!

2 – Esqueça a dieta

Comer bem é comer com inteligência. Sem proibições sacrificantes ou fórmulas malucas. Todos sabem que chocolate, balas, doces, salgadinhos, biscoitos etc. devem ser evitados. Mas não significa parar de comer tudo isso de uma vez! A moderação pode garantir que um ‘deslise’ pequeno não atrapalhe seu processo de emagrecimento.

As substituições inteligentes são importantes também, como um chocolate a partir de 70% cacau. Ele ajuda a combater ansiedade, os sintomas da TPM e ainda diminui muito a vontade de comer doce depois de ingerir uma barrinha.

Frutas e verduras também são verdadeiras parceiras no processo de emagrecimento, pois suas características ajudam no funcionamento do organismo. Esses alimentos, se ingerigos inteiros (nada de sucos em excesso) são extremamente ricos em minerais, vitaminas e fibras, que são responsáveis pela sensação de saciedade.

3 – A cilada dos alimentos light/diet

Muitos desses produtos (geralmente industrializados) compensam a falta de gordura e/ou açúcar em calorias ou sal. Não caia nessa cilada! Consuma moderadamente e apenas quando não tiver algo natural por perto (como uma fruta – que é sempre uma opção melhor).

E um alerta! Esses alimentos costumam ser ricos em sal (sódio), que tem um efeito contrário para quem deseja reduzir medidas. Ele costuma fazer com o organismo retenha água, então a pessoa se sente inchada e, consequentemente, mais gordinha. Além de ser péssimo para quem tem problemas de pressão alta.

4 – Faça amizade com os integrais  

Emagrecer com saúde não significa para de comer todo tipo de carboidrato. Então tome nota do que não pode faltar em sua rotina alimentar: arroz, pão, macarrão e tudo mais que for integral. Escolha o que traz mais benefício para o organismo, já que o corpo precisa desse nutriente para ter energia.

Produtos integrais são saudáveis, porque mantêm suas propriedades nutricionais, como os minerais, as fibras e vitaminas. Mas, como em tudo na vida: cuidado com o excesso!

5 – Chás e sucos naturais

Seja para auxiliar o intertino, impedir retenção de líquido, acelerar o metabolismo ou ‘enganar a fome’, os chás (sem açúcar) são verdadeiros aliados para quem está em busca de mais saúde e menos medidas.

Sucos naturais também são ótimos para o organismo. Há várias receitas de sucos que ajudam a acelerar o metabolismo, deter a retenção de líquido e melhorar a digestão. Além disso, eles são ótimos para a hidratação do corpo e são excelentes fontes de vitaminas e minerais. Mas, atenção, a bebida não substitui as porções de frutas que todos devem ingerir por dia.