Estudo revela se é verdade que o pé da mulher cresce durante a gravidez

PUBLICIDADE

A maternidade é um momento muito especial, porém cercado de dúvidas e incertezas, principalmente se a mamãe for de primeira viagem. Vários sintomas costuma afligir as gestantes, entre eles as mudanças que ocorrem fisicamente, o aumento de peso, algumas costumam relatar que o nariz modifica o tamanho e também o pé é uma reclamação comum nas grávidas. 

O crescimento dos pés costuma ser uma reclamação frequente, e muitas pessoas acreditam que isso não passa de um mito. No entanto, o fato é bem verdadeiro. Isso mesmo, os pés nas mulheres podem mudar de tamanho durante o período, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Iowa, nos Estados Unidos.

O estudo contou com a participação de 49 grávidas. Durante a pesquisa, elas tiveram os pés medidos no primeiro trimestre da gestação e, e depois, os números foram novamente comparados cinco meses depois delas darem à luz. A pesquisa concluiu que 70% das mulheres ficaram os pés mais largos e mais compridos.

Existe um motivo para que aconteça essa alteração no corpo. Conforme o levantamento realizado pela universidade americana, o fenômeno acontece porque as gestantes costuma ficar com o pé chato, nesse período da gravidez por causa da frouxidão das articulações gerada por alterações hormonais e também pelo aumento de peso, algo comum entre as mulheres que estão esperando um bebê.

Foi observado pelos estudiosos que a rigidez e a altura do arco da sola do pé sofreram diminuição entre as medições realizadas pelos especialistas. A diferença ficou entre 2 a 10 milímetros no comprimento. Isso pode equivaler a uma variação na numeração normal da mulher podendo fazer com que aumente um número a mais no calçado.

De acordo com os especialistas, o impacto supostamente aconteceria somente na primeira gestação e que as próximas gestações não seriam passíveis de sofrer impacto impactos na estrutura dos pés.