Para o início da temporada de 2020, o Santos realizou apenas duas adições: Madson, que é lateral-direito e Rainel, atacante. Isso porque o time paulistano enfrentou dificuldades financeiras para renovar o elenco após a temporada de 2019.
Porém, apesar de toda a expectativa acerca do desempenho dos dois jogadores, eles pouco contribuiram com o desempenho do time dirigido por Josualdo Pereira até a interrupção dos campeonatos pela pandemia do novo coronavírus.
Como ocorreram as adições
Apesar das dificuldades financeiras, o superintendente de futebol Willian Thomas optou por arriscar, mesmo sem condições de fazer um grande investimento. Assim, passou a apostar no futebol nacional e convocou nomes como Raniel, que estava vinculado ao São Paulo e passou a integrar a equipe do Santos após uma troca.
O atacante era um desejo antigo do time santista, que havia ido ao São Paulo em baixa, mas após um bom desempenho no Campeonato Paulista, passou a atrair novamente a atenção do Santos. No curto tempo de atuação sob a camisa alvinegra, ele teve um desempenho exemplar, sendo titular em cinco partidas e marcando 12 gols.
Porém, fatores como problemas físicos e dificuldades para se adaptar as técnicas de Jesualdo Ferreira influenciaram diretamente no desempenho geral de Reniel.
Já Madson pertencia ao Grêmio e atuava pelo Atlético Paranaense em 2019 e também passou a integrar o time santista após uma troca. Porém, o jogador recebeu algumas críticas do treinador, que indicam que ele precisará de uma dedicação extra no período de treinos.