Em meio ao clima de isolamento social, o Facebook percebeu um aumento considerável da utilização de vídeos-chamadas nas duas ferramentas que ele gerencia: Messenger e o Whatsapp.
São cerca de 700 milhões de ligações por vídeo por dia. Em muitos países, as ligações por vídeo ao vivo mais que dobraram. E vídeos ao vivo, tanto no Instagram, quanto no Facebook tiveram também um aumento significativo.
Somado à isso, empresas especializadas nesse serviço de conferência para mais pessoas aumentarem significativamente os seus valores de mercado. A Zoom, que seria o principal concorrente desse novo recursos, subiu nesse 2020 mais de 60% o seu valor de mercado.
Messenger Rooms
O Messenger Rooms vai possibilitar vídeo-conferências com até 50 participantes online sem limite de tempo de forma gratuita. Essa é a grande diferença com relação ao Zoom: a gratuidade do serviço.
No Zoom, para ter vídeo-conferências por tempo ilimitado, tem uma mensalidade de 14,99 dólares americanos.
Para a utilização do recurso do Facebook, não será necessário ter uma conta na plataforma. O usuário que criar a Sala de Conferência poderá gerar um link e repassar às pessoas para que possam acessar. Não será necessário instalar nada para participar. No entanto, caso o usuário tenha o Messenger instalado, ele poderá ter acesso a alguns recursos a mais, como filtros, por exemplo.
O Messenger Rooms foi lançado no último dia 24 de abril nos EUA e ainda não se sabe quando esse recurso estará disponível para usuários brasileiros. Por ora, resta aos usuários aguardar.