As pessoas que sofrem com depressão se sentem sem energia constantemente. Na maioria dos casos, a pessoa apresenta problemas de humor e acaba ficando desanimada e sem interesse nas atividades diárias. Alguns outros sintomas físicos também incomodam, como dor de cabeça, estômago, aumento ou perda de peso.
O cérebro humano trabalha produzindo substâncias conhecidas como neurotransmissores. Elas são responsáveis por controlar várias funções cerebrais. Um desses neurotransmissores é serotonina, hormônio conhecido por provocar a sensação de bem-estar, regular o humor e também atua no organismo, dando sensação de saciedade.
O que muitas pessoas não têm conhecimento é que a alimentação pode ser um excelente aliado na produção da serotonina. Veja seis alimentos que podem contribuir na melhora dos sintomas da ansiedade e depressão.
Laranja e maçã
Estas frutas são ricas em ácido fólico e o consumo tem associação direta a uma menor prevalência de sintomas de depressão. Além disso, a laranja é fonte de vitamina C e ajuda a promover um funcionamento melhor do sistema nervoso.
Nozes e amêndoas
Frutas secas são ricas em selênio, um antioxidante poderoso que contribui na melhora de sintomas depressivos e auxilia na redução do estresse. O ideal é ingerir 10 a 12 unidades de amêndoas e cinco unidade de nozes.
Ovos
É rico em niacina e tiamina, vitaminas do complexo B, que atuam influenciando no bom humor. A quantidade recomendada é de uma unidade por dia.
Mel
Além de saboroso, ele ajuda a estimular a produção da serotonina. Para ter os benefícios do mel basta tomar duas colheres de sopa por dia.
Banana
Esse alimento tem em sua composição hidratos de carbono, magnésio e potássio. É rica em vitamina B6 que ajuda na produção de energia. A banana ajuda a reduzir a ansiedade e contribui para um sono melhor.
Aveia e centeio
Os dois alimentos são ricos em vitaminas do complexo B e E. Ambos contribuem para o bom funcionamento do intestino, combatendo a depressão e ansiedade.