Leonardo tem a carreira manchada por acusações de plágio e acaba indo parar na Justiça

O grande sucesso da música sertaneja brasileira foi lançado na década de 1990 pela dupla Leandro e Leonardo.

PUBLICIDADE

O cantor Leonardo está vivendo problemas de ordem judicial por conta de acusações de plágio em uma de suas composições. A música Pense em Mim, lançada quando fazia dupla com o irmão Leandro, está tendo os direitos autorais cobrados pelo suposto verdadeiro autor, que alega nunca ter recebido compensações em ordem financeira por conta de sua composição.

Antes de ser lançada, a versão original de Pense em Mim tinha o formato de reggae, e se chamava Com Destino à Felicidade, cuja autoria é de Douglas Maio, José Ribeiro e Mário Soares. Este último é o que ajuizou ação perante à Justiça, cobrando uma indenização de meio milhão de reais por conta de seus direitos autorais.

O denunciante alega que o enorme sucesso lançado por Leandro e Leonardo foi produzido sem nenhuma autorização dos verdadeiros autores, e que jamais foram pagas quaisquer quantias referentes à autoria da música.

Em entrevista concedida para o jornal Folha de São Paulo, o denunciante admite que no passado os cantores sertanejos lhe procuraram para que fosse averbada uma solução consensual para o imbróglio. Por ter pouca instrução, foi feito um acordo meramente verbal, sem qualquer tipo de documento formal que pudesse atestar a veracidade do acordo, por conta de uma pressão feita pelos empresários dos artistas.

“[Mário] era humilde, inexperiente, sem consciência da importância que a obra iria assumir na história da música brasileira”, diz um dos trechos do processo movido pelo advogado do denunciante, Alexandre Teixeira Moreira. O registro alega ainda que o verdadeiro autor da música teria sido por vezes humilhado pelos artistas quando se encontravam.