O futebol brasileiro está paralisado devido à panemia, causada pelo novo coronavírus. Ainda não há previsão de quando a bola vai voltar a rolar. Os jogos pararam em março. As últimas rodadas dos campeonatos estaduais não foram disputadas e os torneios correm risco de cancelamento definitivo.
Dias atrás, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) falou que se dependesse dele, o futebol retornaria. As federações e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) conversam sobre o retorno das atividades. A Federação Catarinense de Futebol (FCF), por exemplo, quer retornar em maio.
Em meio à pandemia, Jair Bolsonaro tem ouvido bastante o treinador Renato Portaluppi, do Grêmio, de acordo com a GaúchaZH. O treinador é uma espécie de consultor informal do presidente para assuntos relacionados ao futebol. O chefe do Executivo teria procurado Renato para entender um pouco melhor o panorama do futebol brasileiro.
De acordo com a GaúchaZH, Renato tem aconselhado Bolsonaro que a retomada do futebol neste momento seria prematura. O treinador do Grêmio é um dos nomes mais importantes do cenário futebolístico nacional. No ano passado, Renato deixou claro para todo mundo que havia votado em Bolsonaro nas eleições de 2018, quando o então candidato do PSL derrotou o petista Fernando Haddad.
Bolsonaro é apaixonado por futebol e diz torcer para o Palmeiras. Apesar disso, em uma rápida busca no Google, dá para ver o presidente da República vestindo a camisa de diversos outros clubes, como Goiás, Flamengo e Vasco, entre outros.