Christian Cueva jogou no São Paulo entre 2016 e 2018 e passou a ser aclamado pelos torcedores após uma goleada por 4 a 0 sobre o Corinthians no Campeonato Brasileiro (veja lances no vídeo abaixo). O meia marcou um gol e deu três assistências naquela partida. Durante a passagem pela equipe do Morumbi, Cueva marcou 20 gols em 87 partidas.
Na metada do ano de 2018, o Krasnodar fez uma proposta pelo jogador, que não vinha em alta, e ele acabou negociado por 8 milhões de euros (equivalente a R$ 36 milhões na cotação da época). Cueva voltou ao futebol brasileiro para defender o Santos e a passagem pelo Peixe foi desastrosa.
O Santos pagou cerca de R$ 27 milhões e Cueva não conseguiu se firmar na equipe titular. Após muitas confusões, o jogador deixou o time da Vila Belmiro. Atualmente, Cueva defende o Pachuca. Em entrevista, ele falou sobre o seu futuro no futebol.
Cueva afirmou que sempre quis defender o Boca Juniors, da Argentina. “É uma equipe que gosto demais, mas tem outra equipe que gostaria de ter uma oportunidade novamente, em um outro momento, que é o São Paulo”, reconheceu o ex-meia do Tricolor.
O meia peruano, que disputou a Copa do Mundo de 2018, disse também que sempre foi torcedor do Alianza Lima e simpatiza com o Boca. Para o jogador, as duas equipes são do povo e muito parecidas. “Gosto muito de equipes assim, como na época do São Paulo eu sentia o mesmo, e foi linda essa passagem pelo São Paulo. Me ensinou muita coisa, jogar no São Paulo é completamente diferente”, afirmou.
No momento, as portas para Cueva no São Paulo estão fechadas. O Tricolor tem um elenco forte e o jogador teria que brigar por posição se fosse contratado. Atualmente, o São Paulo é comandado por Fernando Diniz e começou a apresentar bom futebol antes da paralisação do futebol.