O maior programa jornalístico do Brasil, Jornal Nacional, expôs frases polêmicas do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, sobre a pandemia mundial do novo coronavírus.
Bolsonaro havia sugerido diversas vezes que a doença não traria grandes danos à sociedade e, em uma de suas frases, disse que a doença Covid-19 era apenas uma “gripezinha“. O jornalista William Bonner narrou o momento em que Bolsonaro zombou de quem teria medo de contrair a doença. “Tá com medinho?“, disse Bolsonaro.
A edição do JN prosseguiu mostrando o momento em que Bolsonaro estaria acreditando que o vírus estaria “indo embora” do Brasil e, pouco tempo depois, questionado sobre o número de mortes ter aumentado e se tornado superior ao da China, o presidente disse: “e daí?“.
Mais um dia da quarentena em que Willian Bonner janta Bolsonaro no Jornal Nacional. #edai pic.twitter.com/9yvspM4ugx
— Islander C̶ 🍍 (@isllander) April 30, 2020
Na Internet, as reações foram diversas e muitos afirmaram que Bonner “jantou” (expressão utilizada quando se ganha discussões) o presidente Jair Messias Bolsonaro.
William Bonner jantou Bolsonaro. Eu sabia que aquela entrevista ao vivo no Jornal Nacional e os desaforos que fez não sairiam impunes. Grande dia. pic.twitter.com/lFsYxp8ugc
— GovernaDino (@GovernaDino) April 30, 2020
O compilado montado pelo Jornal Nacional mostrou as diversas vezes em que Bolsonaro zombou da doença Covid-19 e, assim, teria influenciado que brasileiros continuassem a trabalhar e saíssem para as ruas.
sim jornal nacional faça um compilado de todas as vezes em que o bolsonaro fez piadinhas e comentários imbecis sobre o coronavírus
— ana 13 🦑🌟 (@anatcortes) April 30, 2020
Em meio ao crescimento do novo coronavírus no Brasil, Bolsonaro chegou a trocar o ministro da Saúde e também algumas brigas políticas surgiram, como a recente troca de acusações envolvendo o ex-ministro Sérgio Moro.
Muitos criticam Bolsonaro por supostamente não estar tomando as medidas necessárias para combater o crescimento do novo coronavírus no Brasil. O presidente sempre se mostrou contra o isolamento horizontal e defende somente o vertical, que é quando somente alguns setores se privam.