Auxílio emergencial: Governo lança nova ferramenta para consulta do benefício

O objetivo da novidade é facilitar o processo de consulta dos requerentes.

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Neste início de semana, o Governo Federal trouxe a público o lançamento da última ferramenta disponibilizada para ajudar os requerentes do auxílio emergencial a realizarem as consultas do benefício.

A novidade é um novo portal na internet, que pode ser acessado de maneira simples por qualquer pessoa que esteja interessada em saber como está a situação do cadastro, que para muitos ainda encontra-se em análise.

O intuito do governo é facilitar a consulta, que é feita a partir do nome do beneficiário, Cadastro de Pessoa Física (CPF), data de nascimento e nome da mãe. Com esses dados, e sem a necessidade de códigos via SMS, como acontece pelo aplicativo, o usuário pode ver a situação de seu cadastro.

Com a nova ferramenta, que já encontra-se ativa e pode ser acessada através do Portal do Ministério da Cidadania, o cadastrado pode consultar resultados, datas para recebimento do valor do auxílio, envio dos dados pela Caixa à Dataprev e vice-versa. 

Outra novidade do novo portal é que agora os cidadãos que tiverem o cadastro negado poderam saber o que motivou a recusa. O site irá disponibilizar uma mensagem explicando porque ele não terá direito aos R$ 600,00.

Quem tiver cadastro considerado inelegível pela Dataprev para o recebimento o auxílio emergencial, pode recorrer enviando novamente os dados de cadastro. A consulta da nova resposta também pode ser verificada através do novo portal. Para acessar a ferramenta, o usuário pode entrar no site do Ministério e clicar na opção de auxílio emergencial.