Uma das preocupações que afligem as grávidas é sobre o pós-parto. Atualmente, a maioria das mulheres tem buscado ter um parto normal ou natural, ou seja, sem intervenção cirúrgica. Contudo, em algumas situações isso não é possível. Quando o médico diz que a melhor maneira de dar à luz é através da cesárea várias dúvidas surgem na cabeça da futura mamãe em relação ao tempo de recuperação.
Esse tipo de preocupação é normal, já que é muito falado sobre a questão da cicatrização e recuperação quando a mulher é submetida a uma cesariana. No entanto, é importante considerar que cada organismo é diferente e cada mulher vai ter uma resposta durante o processo de recuperação.
Tudo vai depender das condições físicas, orgânicas e do histórico de saúde da paciente. Isso quer dizer que o tempo vai depender de muitas variáveis. Para realizar a cesariana o obstetra precisa fazer um corte que vai atingir sete camadas até conseguir chegar ao bebê. Dessas sete camadas, uma é da superfície onde se forma a cicatriz.
Em mulheres que já foram submetidas a muitos procedimentos cirúrgicos, principalmente a cesariana, o profissional pode optar em fazer apenas a sutura superficial. Nesses casos, ele pode tentar minimizar os riscos da paciente ter uma infecção, com poucos pontos internos, sempre procurando a melhor forma de recuperação da mulher.
Os pontos para sutura das camadas é feita usando nylon especial que foi desenvolvido especial para cirurgias. Eles não precisam ser removidos, pois o próprio organismo absorve completamente. A cicatrização leva em média até 15 dias, porém é necessário ter atenção. Já a incisão interna leva mais tempo para cicatrizar. O processo é chamado de fibrose e pode acontecer um inchaço pequeno, principalmente quando a mulher já passou por cesarianas anteriormente.
A mulher geralmente recebe alta após três dias da realização da cesárea, desde que não tenha havido nenhum tipo de intercorrência. É extremamente importante que a mulher repouse em casa, evitando pegar peso. Pois, mesmo com uma cicatrização externa boa a interna leva em torno de seis meses.