Coronavírus: casamentos pela internet já é realidade no Brasil e até a festa é virtual

Vários cartórios já começaram a realizar casamentos pela internet e se torna uma saída para muitos casais.

PUBLICIDADE

A pandemia causada pelo novo coronavírus está fazendo com que pessoas do mundo inteiro comecem a se adaptarem a uma nova realidade. Algumas começaram a trabalhar em casa, outros estão descobrindo como fazer compras pela internet e assim cada um vai se acostumando com esses novos tempos.

No estado de Minas Gerais já estão sendo realizados até casamentos virtuais, para felicidade de muitos casais que já não aguentavam esperar para ter a união oficializada.

Centenas de cartórios no estado já estão realizando casamentos civis por videoconferência e também escrituras públicas digital.

Antes estes casamentos virtuais estavam sendo feitos apenas em um cartório no Barreiro, em Belo Horizonte e também em um que fica em Venda Nova, na capital mineira, mas agora são muitas as opções para quem não quer esperar o fim da pandemia para e casar.

A Portaria 6.049 autoriza o aumento de unidades onde é possível realizar casamentos por plataformas digitais. O primeiro realizado em Minas Gerais foi entre Welton Adriano de Souza e Heloísa Coutinho, no dia 30 de abril. Eles puderam evitar aglomerações e já estão juntos oficialmente.

O casamento virtual conta com o casal, obviamente, duas testemunhas e em relação aos noivos, aí ficará a cargo dos noivos. O tão esperado ‘sim’ é registrado em vídeo e tem validade, substituindo a assinatura no livro de registro. O vídeo ficará arquivado no cartório e assim o casamento é concluído.

E para garantir a segurança de todos, o ideal é que a festa seja também online e o casal receba as felicitações pela internet, para que possam começar a vida a dois livre do novo coronavírus.