Em tempos de pandemia de uma doença tão contagiosa e que pode levar a óbito, é ideal manter um sistema imunológico forte para ser capaz de combater o vírus no caso de ser infectado. Para manter as defesas do corpo fortes é preciso ter alguns cuidados essenciais.
Manter uma alimentação saudável e um bom estilo de vida é fundamental para manter a imunidade em dia. Pessoas que tem um sistema imune debilitado ou imunocomprometido são mais suscetíveis a contrair doenças bacterianas, virais e de outros patógenos.
De acordo com a CDC – Centro de Controle e Prevenção de Doenças norte-americano-, indivíduos que são portadores de patologias hereditárias, doentes com HIV, transplantados e outras condições medicas fazem parte desta lista.
Para os indivíduos que não sabem se tem um sistema imunológico fraco, o Doutor Axe divulgou uma listagem que indicam quais são os sinais. Estão inclusos nos sintomas pessoas vulneráveis a contrair infecções, maior duração e frequência de doenças, estar sofrendo com infecções de maneira constante, problemas digestivos, fadiga, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações e distúrbios autoimunes.
Para ser mais claro, as pessoas que ficam doentes constantemente, tem uma grande probabilidade de ter o sistema imune fraco. Se você está sempre sofrendo de desconforto e dores, isto pode ser um forte indício de que esteja imunocomprometido.
O especialista ressaltou que durante a pandemia é extremamente importante manter o sistema imunológico fortalecido para tentar se proteger contra o novo coronavírus. A melhor maneira de manter as defesas do organismo fortes é ter uma alimentação equilibrada, rica em verduras, frutas e legumes, e evitar a ingestão de comidas que são pobres do ponto de vista nutricional.
Portanto, evite comer alimentos que sejam ricos em gordura e açúcar. Uma outra dica importante é tentar manter a mente saudável, evitando estresse e dormindo as horas suficientes para um bom descanso.