Neste domingo, dia 31 de maio, os Estados Unidos entraram em seu sexto dia de protesto. Milhares de pessoas estão nas ruas denunciando o racismo e também a violência policial. A morte de George Floyd foi a gota que faltava para que muitos decidissem sair às ruas pedindo um basta a esta situação.
O homem negro de 46 anos foi rendido por um policial branco e sufocado até vir a óbito. O fato se deu em Minneapolis e o homem estava desarmado, avisando por diversas vezes que não estava conseguindo respirar.
Mesmo assim o policial Derek Chauvin continuou apoiando seu joelho contra o pescoço de George Floyd. Várias cidades nos Estados Unidos estão registrando protestos, além de incêndios e até saques. Também tem acontecido dos manifestantes entrarem em confronto com a polícia.
Mas em meio a tudo isso, uma cena chamou a atenção de todos e a imagem viralizou na web. Neste último sábado (30), um grupo de manifestantes foram até uma delegacia na cidade da Flórida, mas os policiais resolveram se ajoelhar e rezaram por Floyd. Comovidos, os manifestantes seguiram esta bela atitude e em seguida todos se abraçaram emocionados.
This is how Miami police met crowds protesting the death of George Floyd and the scourge of racism in America.
This is how you bridge the divide between police and the community it fails to serve. Recognizing that there is a problem and CALLING FOR STRUCTURAL CHANGE. pic.twitter.com/h00ZVjQLl5
— StanceGrounded (@_SJPeace_) May 31, 2020
Juan Diasgranados, porta-voz da polícia local, disse que este é um momento delicado e é preciso amenizar o clima para que a violência chegue ao fim.
Mas infelizmente esta foi uma das poucas cenas de protesto sem violência. Por várias cidades nos Estados Unidos os manifestantes estão saindo às ruas e batendo de frente com a polícia. Ninguém sabe quando tudo isso irá acabar.