A pandemia causada pelo novo coronavírus fez com o que o governo federal passasse a pagar o auxílio emergencial a quase 60 milhões de brasileiros. O valor de R$ 600, que pode ser de R$ 1.200 em alguns casos específico, tem sido depositado na conta dos brasileiros beneficiários desde abril.
A princípio, a equipe econômica do governo queria que o valor fosse R$ 200, mas após passar pelo Congresso o pagamento subiu para R$ 600. Nos últimos dias, porém, muitas pessoas têm usado as redes sociais para denunciar sumiço do dinheiro na conta do aplicativo Caixa Tem.
O problema virou notícia no Jornal Nacional desta segunda-feira (8). Uma das entrevistadas revelou que foi pagar uma fatura de cartão de crédito de R$ 400, o aplicativo apresentou erro, o pagamento não foi finalizado, mas consta a saída do dinheiro da conta.
Meu irmão está recebendo auxílio emergencial, e to indignaada
Dia 21/05 caiu o auxílio, mas eles só permitiram transferir dia 03/06
DIA 02/06 O DINHEIRO SUMIU
A resposta da @Caixa? QUE aconteceu com mais gente, e que NÃO TEM PREVISÃO DE SOLUÇÃO!
(e o meu em análise a 1 mês) pic.twitter.com/uxWxqho00q— Thais (@thalenhard) June 9, 2020
Uma outra entrevistada revelou que teve problemas ao pagar a conta de um amigo, também de R$ 400, e tirou o dinheiro do bolso para pagar o boleto. Ela participa de um grupo com mais de 200 pessoas que relatam ter tido problemas com a Caixa.
O banco informou que o problema atingiu 0,1% dos beneficiários.
#Auxilioemergencial Gente, quem entrar no CaixaTem e ver que o dinheiro (transferência/saque) sumiu é pq já fizeram doc automaticamente pra conta que vcs cadastraram na 1° parcela, estava disponível pra pagamento e no dia de movimentação foi feito esse processo OLHEM NO EXTRATO
— Thaiix (@Thaiswdw) June 9, 2020
No Twitter, algumas pessoas relataram também que o dinheiro sumiu da conta. “Meu irmão está recebendo auxílio emergencial e tô indignada. Dia 21 de maio caiu o auxílio, mas eles só permitiram transferir dia 3 de junho. Dia 2 de junho o dinheiro sumiu. A resposta da Caixa? Que aconteceu com mais gente e que não tem previsão de solução”, escreveu uma internauta.
Alguns informaram que tentaram ligar no 0800 da Caixa, mas não conseguiram contato.