Provavelmente, você já tomou um grande susto ao escutar as vinhetas de plantão da Rede Globo. Inclusive, antigamente quando a aquela musiquinha tocava, quem estava assistindo já pensava que seria o comunicado da morte de alguma pessoa importante na mídia ou mesmo algum acontecimento gravíssimo no país.
O fato é que os plantões de notícias urgentes da emissora carioca, antes somente surgiam de maneira esporádica e extraordinária. Contudo, em meio à pandemia do novo coronavírus vem se tornando algo corriqueiro na vida dos telespectadores. Isso ocorreu após a mudança do governo federal em divulgar os dados relativos a Covid-19 no país.
Os dados começaram a ser noticiados através do plantão, já que não era possível atualizar o público através do Jornal Nacional devido às mudanças. Mesmo sendo algo mais frequente, a vinheta do plantão ainda continua sendo alo aterrorizante para os telespectadores. E essa percepção de medo pode ser explicada.
A memória que as pessoas têm relacionadas a plantões passados e o tom da trilha sonora pode explicar essa percepção. A emissora começou a ter plantões em sua programação, fora dos telejornais, nos anos 80. Naquela época, um selo do jornal mais próximo do horário surgia na tela.
A vinheta nos moldes atuais, foi criada no ano de 1991. Na ocasião, a Globo realizou um concurso interno para que fosse apresentada alguma música marcante por um dos funcionários. Isso quer dizer, que a emissora já fez a encomenda com o intuito de ter uma trilha sonora que realmente fosse chamativa e passasse para o público a sensação de alarmismo.
O grande vencedor do concurso foi o músico João Nabuco, ele estava trabalhando há pouco tempo na emissora. O instrumental criado continua o mesmo, o que mudou ao longo dos anos foi animação que acompanha a vinheta. O músico acredita que a trilha sonora e a animação que acompanha o plantão não tenha um peso grande na atmosfera de terror provocada até hoje nas pessoas. Segundo João Nabuco, a verdade é que as pessoas ao se depararem com a vinheta já imaginam que vão receber uma terrível notícia, considerando todo histórico anterior dos plantões.