No Brasil, os governadores estão flexibilizando o isolamento em vários estados. Enquanto isso, o país registra a maior média diária de mortes decorrentes do novo coronavírus, já superando até os Estados Unidos e o Reino Unido.
Só nesta última semana, o Brasil registrou 7.197 óbitos por Covid-19, uma média de 1.028 por dia, segundo informou a OMS – Organização Mundial de Saúde. Especialistas alertam que com o relaxamento do isolamento no país, a tendência é que o número de novos casos aumente nos próximos dias.
Os Estados Unidos agora é o segundo colocado, com uma média de 823 óbitos por dia no mesmo período. O Reino Unido vem logo atrás, com uma média de 221 mortes diárias.
O Brasil também já superou todos os países onde a curva da Covid-19 é ascendente, entre eles o México. Especialistas afirmam que este alto número de óbitos decorrentes do novo coronavírus é resultado da falta de coordenação de combate à pandemia, e o quadro deverá piorar, já que os governadores estão anunciando flexibilizações para os próximos dias.
Pedro Hallal, reitor da UFPel – Universidade Federal de Pelotas, disse ao Estadão que o Brasil até que começou bem quando Mandetta era ministro da Saúde, só que após a saída dele as coisas foram só piorando e que as autoridades estão cometendo um terrível erro em autorizarem as pessoas a retornarem aos seus trabalhos.
Estudiosos acreditam que a pandemia do novo coronavírus permanecerá ainda por um bom tempo, tendo em vista o fato de muitos estarem ignorando a quarentena, que é a recomendação para este período.