No início da doença, a Covid-19 costuma apresentar os sintomas semelhantes ao da gripe, como febre e tosse, mas com o tempo a doença pode acabar se tornando algo grave, sendo a dificuldade respiratória um dos sinais de alerta para procurar ajuda médica. Contudo, pessoas que nunca sentiram falta de ar, identificar o sintoma pode se um pouco confuso. Por isso, alguns sinais complementares podem auxiliar na identificação.
Além de ser um sintoma característico e grave da infecção pela Covid-19 e também outras doenças, a dificuldade respiratória também pode ser provocada por outros fatores como sedentarismo e crises de ansiedade ou pânico. Desta forma, é necessários conhecer os sinais que este sintoma pode se manifestar em algumas doenças respiratórias.
Segundo informações do CDC – Centro de Controle e Prevenção de Doenças, principal órgão norte-americano de vigilância sanitária e do especialista Doutor Felipe Marques, a sensação de falta de ar provocada por alguma infecção no trato respiratório pode incluir cinco características.
- Sensação de fôlego curto, que pode vir acompanhada de dor na hora de respirar;
- Falta de ar atípica ao fazer alguma atividade ou esforço físico simples e corriqueiros comuns do dia a dia, como por exemplo subir uma escada;
- Sensação de dor ou pressão que é constante na região do peito;
- Cianose, que é a aparência arroxeada na pontas dos dedos ou nos lábios; e
- Confusão mental.
A principal sensação de acordo com o especialista, é conseguir perceber que existe algo errado no trato respiratório. Um dos grandes indicativos de um quadro possível de insuficiência respiratória é a fadiga incomum associada a atividades comuns do dia a dia. Se a pessoa não apresentava cansaço na hora de andar e agora sente é um indicativo que a troca gasosa pode estar comprometida por algum processo infeccioso com a Covid-19.
A boca arroxeada e confusão mental são um sinal que a situação já está bem agravada. Vale frisar que nem todos os indivíduos apresentam os cinco sinais. Além disso, o coronavírus pode não incluir todos os fatores citados. Portanto, qualqueri indício de dificuldade para respirar, acompanhada de tosse e febre, o ideal é procurar ajuda médica o mais rápido possível.