Um dos maiores seriados mais famosos da televisão mundial é Chaves. Aqui no Brasil, a série é transmitida há mais de 30 anos pelo SBT. O que muita gente não sabe é que Chaves teria um final trágico, mas ele teria sido censurado e achado anos depois por um dos filhos de Roberto Bolaños, Roberto Gómez Fernandes. Em recente entrevista, ele falou sobre o final do personagem.
O final de Chaves estaria em um livro escrito por Bolaños. A obra, chamada de Adeus, amigo, foi encontrada pelo filho e além do próprio personagem que fez sucesso, a publicação abordava outra paixão do autor, o futebol. Segundo Fernandes, no desfecho do livro, o pai pensava em matar o menino que passava o dia em um barril.
Segundo o filho, que preferiu não dar muitos detalhes sobre Chaves, Bolaños teria pensado em matar o menino órfão e a forma escolhida é de dar calafrios, especialmente sabendo que o personagem é de uma série de comédia e uma criança. O pequeno Chavinho seria vítima de um atropelamento e, dessa maneira, a série chegaria ao fim.
Uma das filhas do comediante, Graciela, teria convencido o pai a desistir da ideia e o desfecho de Chaves acabou sendo censurado. Apenas mais recentemente é que esse fim inacreditável para o personagem foi exposto.
“Sim, isso passou pela mente dele em algum momento, terminar dessa forma, e minha irmã o convenceu de que não era uma ideia muito boa porque poderia chocar as crianças. Graciela era a que mais tinha capacidade de aconselhar meu pai”, disse o filho de um dos comediantes mais queridos do mundo.