Finalmente, uma boa notícia para os apaixonados por futebol. Em reunião com representantes do governo, os times paulistas conseguiram uma permissão para que os atletas possam retornar aos treinamentos.
O pedido foi feito pela Federação Paulista de Futebol (FPF), que em nota deixou clara a importância de que as atividades sejam retomadas, além de mencionar os danos que já foram causados pela paralisação dos campeonatos em função na pandemia do novo coronavírus.
O governador do estado, João Dória, liberou que os treinos sejam retomados na próxima quarta-feira (1 de julho). Para isso, os clubes precisam testar todos da comissão técnica, funcionários e jogadores envolvidos, além de seguir protocolos de segurança para garantir a saúde de todos.
Diante disso, a FPF pediu a antecipação da data em que as testagens podem ser realizadas. O governo atendeu ao pedido e liberou que a testagem seja feita no período de 22 a 30 de junho, acelerando ainda mais o retorno aos treinamentos.
Com a permissão dada, muitos jogadores agora começam a retornar para São Paulo para se reapresentar aos clubes. Muitos estão se treinar há mais de 90 dias, então é necessário a realização de outros exames e até mesmo a recuperação física dos atletas.
Infelizmente, a decisão de só retomar os treinos no começo de julho acabou irritando a Federação e os clubes paulistas, que esperavam por uma volta imediata aos trabalhos.
Por outro lado, a Federação Paulista conseguiu uma vitória importante e que pode ser imitada em outras regiões do país, acelerando o retorno dos campeonatos. O Campeonato Paulista foi paralisado em março, com apenas duas rodadas para o encerramento da primeira fase.