Nesta quarta-feira, 24 de junho, imagens que mostram o descolocamento de uma nuvem gigante de poeira foram divulgadas pela mídia. A nuvem marrom já atinge pelo menos dois continentes em áreas opostas da terra. A nuvem teria saído do deserto do Saara e já teria chegado ao Caribe. O continente da América do Sul também já teria sido atingido parcialmente.
Países como a Venezuela também já teriam sido atingidos pela nuvem. Essa teria sido a pior nuvem de poeira que atinge a região caribenha nos últimos 50 anos e existe a expectativa para a chegada dela em alguns países. Especialistas chamam o fenômeno de “nuvem de poeira Godzilla“, tamanho o seu tamanho e poder devastador.
A recomendação para a população é que se use máscara de proteção e evite exercícios físicos nas ruas. A Agência Meteorológica Norte Americana divulgou uma imagem de satélite que indica o deslocamento da nuvem.
Essa massa de ar seco e carregada de partículas de areia se forma sobre o deserto do Saara no final da primavera. Normalmente, quando a nuvem consegue sair do continente africano, ela não demora mais que uma semana para se dissipar. Dessa vez, no entanto, a duração da nuvem pode ser maior, tamanho o caminho que ela está percorrendo e ainda com força.
Today's view of a large Saharan dust plume.
Watch in near-realtime: https://t.co/mtWrgxAxqY. pic.twitter.com/aq4Ozto4Ng
— CIRA (@CIRA_CSU) June 19, 2020
Veja abaixo o antes e depois da nuvem de poeira em uma região das Américas. A mudança é realmente impressionante e serve de alerta para os moradores das regiões atingidas.
Ok, last dust pic for today and this one is perhaps the most incredible yet. The comparison photos were sent to me from Mirco Ferro who lives in St. Barthelemy. Check the dates in the photos (top is from March) – both are unfiltered or altered in any way. #SAL #DUST pic.twitter.com/FBwOG5ly1E
— Mark Sudduth (@hurricanetrack) June 21, 2020
Nas redes sociais, muita gente tem associado os fenômenos meteorológicos somados dos últimos tempos a supostas “pragas” dividinas.