Bolsonaro se reúne com Paulo Guedes e decisão sobre novo auxílio sai a qualquer momento

Presidente se reúne como ministro da Economia e com presidentes dos bancos Central e Caixa.

PUBLICIDADE

Mais de 60 milhões de brasileiros vivem a expectativa em relação à prorrogação do auxílio emergencial. O benefício de R$ 600 tem sido pago desde abril. Quando foi anunciado, os beneficiários sabiam que receberiam o valor por três meses. A discussão sobre prorrogação está em alta.

Nesta quinta-feira (25), o presidente Jair Bolsonaro se reúne com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e com os presidentes da Caixa, Pedro Guimarães, e do Banco Central, Roberto Campos Neto. O tema do encontro será a prorrogação do auxílio que tem beneficiados desempregados, autônomos e recebedores do Bolsa Família.

Que haverá o pagamento de parcelas extras, está praticamente definido. A questão é saber por quanto tempo e qual será o valor. Bolsonaro defende que seja menor do que os R$ 600 atuais. O presidente Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defende a extensão por mais dois ou três meses, mantendo o valor atual. Há outros deputados, como Marcelo Freixo (PSOL-RJ), que defendem pagamento até dezembro.

Se quiser mudar o valor do auxílio emergencial, Jair Bolsonaro terá que enviar nova proposta ao Congresso Nacional. O presidente pode encontrar dificuldades para aprovar. De acordo com a colunista Carla Araújo, do UOL, a decisão de Bolsonaro sobre a prorrogação do auxílio emergencial deve sair até esta sexta-feira.

Cerca de 63,5 milhões de brasileiros recebem o benefício. O calendário da terceira parcela do auxílio deve ser divulgado pelo presidente Bolsonaro nos próximos dias. Os beneficiários espera que esta não seja a última e que haja extensão dos pagamentos.