O Jornal Nacional tem dedicado muitos minutos diariamente para cobrir a pandemia do novo coronavírus. Nesta quinta-feira (26), os jornalistas William Bonner e Renata Vasconcellos terminaram o JN de forma silenciosa e em luto pelo alto número de mortes por Covid-19 em todo o Brasil.
“O Jornal Nacional está terminando aqui com o nosso respeito por todas as famílias brasileiras enlutadas na pandemia do coronavírus”, afirmou William Bonner, com o número de mortos aparecendo logo atrás. A partir daí, ele e Renata ficaram em silêncio.
A câmera se afastou e a visão panorâmica mostrou a bandeira do Brasil em preto e branco e a inscrição “55.054 vidas perdidas”. Este era o número de mortes por Covid-19 na noite de quinta, de acordo com dados das secretarias de Saúde coletados pelo Consórcio formado por diversos veículos de comunicação.
O Brasil é um dos países mais afetados pela pandemia do novo coronavírus. De acordo com a Universidade Johns Hopkins apenas os Estados Unidos registram mais mortes em decorrência da Covid-19. O número de casos no país passou da marca de 1,2 milhão.
SILÊNCIO
55.054 vidas perdidas pela Covid-19.#JornalNacional #JN pic.twitter.com/qYkVUuzdGA— Luiz Ricardo (@excentricko) June 26, 2020
A Globo tem dedicado espaço diário à cobertura da pandemia em seus telejornais, desde o Hora 1, que começa ainda na madrugada, até o Jornal da Globo, no fim da noite. Bonner tem se destacado na cobertura. O jornalista já leu texto sobre o alto número de mortes.
Ainda não se sabe quando a pandemia vai chegar ao fim. O Brasil tem registrado mais de mil mortes em muitos dias. Em algumas cidades, os leitos de UTI estão todos ocupados. Outras preparam a reabertura de shoppings e outros comércios.