Como entender que aquela pequena menina que ainda brinca de bonecas ou o menino que enfileira seus carrinhos pela casa já estejam precisando usar desodorante? Acontece que aquele odor forte e desagradável nas axilas pode surgir mais cedo do que se imagina. Segundo a pediatra Monica Ester Orensztejn, é mais comum que apareça em crianças com idade entre 11 e 12 anos, mas também há a possibilidade de se manifestar também nos pequenos a partir dos nove anos.
“Quando isso ocorre, são os hormônios indicando o início da puberdade”, ela explica.
Se o cheiro forte aparecer ainda mais cedo, no entanto, os pais precisam estar atentos, pois é provável tratar-se de um quadro de alteração hormonal apresentado pela criança.
“Quando este odor mais evidente se manifesta antes dos oito anos de idade nas meninas e antes dos nove nos meninos, já é um sinal de que essas crianças estão entrando na puberdade antes do tempo”, observa a pediatra.
Nesses casos, ela aconselha procurar um médico especialista, que provavelmente indicará os exames necessários para avaliar se há alguma anormalidade hormonal que esteja levando à puberdade precoce.
Que tipo de produto usar?
Será que as crianças podem usar desodorantes?
“Sim, mas com cautela”, aconselha a pediatra. “Isso porque os produtos para adultos normalmente têm componentes que podem irritar a pele, causando alergia”.
Por esse motivo, nos casos em que os pequenos tenham menos de 12 anos, o mais indicado é recorrer a algum desodorante exclusivamente infantil, com fórmulas mais suaves, como aquelas em creme ou roll-on e sem álcool.
Já os antitranspirantes, que atuam inibindo a produção do suor, estão liberados apenas para crianças com mais de 12 anos, assim como os produtos em aerossol.
Enquanto for possível, o melhor é reservar o uso de desodorante para os dias mais quentes ou aqueles em que os pequenos irão praticar uma atividade física.