O que é a caixa misteriosa que surgiu no litoral nordestino e tem intrigado a população

Caixa sem identificação foi encontrada no Litoral Norte do estado do Pernambuco.

PUBLICIDADE

Um mistério tem intrigado a população de Recife nos últimos dias. Trata-se de uma caixa misteriosa que surgiu na praia do Sossego, em Itamaracá, que fica localizada no Grande Recife. Apesar da curiosidade de muitos populares, a caixa continua intacta no local até a manhã desta quarta-feira, 1º de julho.

Segundo Adeilson de Souza, que é servidor público, o objeto foi visto desde o dia 23 de junho, véspera de São João. Ele relatou que passeava com a filha quando avistou o material. “Eu estava passeando com minha filha quando encontrei. Até hoje [1º], ainda não foi retirado”, disse o servidor. Uma situação muito parecida também foi registrada em Ipojuca, no Litoral Sul do estado.

De acordo com o portal de notícias G1, o 3º Distrito Naval da Marinha, que é responsável pelo litoral do estado de Pernambuco, disse que não havia nenhum registro de acidentes náuticos na região para justificar o surgimento dos pacotes sem nenhum tipo de identificação. As Capitanias dos Portos envolvidas estão acompanhando o caso.

Conforme a prefeitura de Itamaracá, as caixas são feitas de látex e seriam muito semelhantes a outras que apareceram na região litorânea no ano de 2018. Na época, a Polícia Federal emitiu um laudo dizendo que as caixas não tinham nenhum conteúdo que pudesse oferecer risco a população e inclusive poderiam ser usadas para reciclagem.

A Secretaria de Meio Ambiente da cidade orientou que o órgão seja avisado para realizar a retirada das caixas.

O que são as caixas misteriosas que surgiram no nordeste?

No ano de 2018, a CPRH – Diretoria de Controle de Fontes Poluidoras da Agência Estadual de Meio Ambiente chegou a fazer a investigação e concluiu que a possibilidade era das caixas terem sido usadas para amenizar o impacto de navios ao atracar em portos. Os pesquisadores da UFC – Universidade Federal do Ceará chegaram a conclusão que as caixas eram provenientes de um navio da Alemanha que naufragou no litoral do nordeste no ano de 1944.