Lançado em 1999, o filme Matrix, protagonizado pelo ator Keanu Reeves, conquistou o mundo pela inédita proposta de a humanidade existir em uma realidade simulada por computadores. Desde então, acontecimentos aparentemente sem explicação são chamados de ‘falha na matrix’.
Recentemente um episódio observado no município de Tuluá (Colômbia), em 9 de julho, tem sido batizado com essa expressão, após habitantes observarem a inusitada cena de um pássaro que parece estar literalmente paralisado no ar, em pleno voo.
A gravação, que ganhou ampla repercussão nas mídias e na imprensa desde aquela data, compartilhada inicialmente no twitter do usuário Hechizero_38, mostra várias pessoas assombradas com a imagem de uma pomba branca estática no ar. O animal também está com uma asa estendida. Confira a seguir.
Comentan que esto ocurrió en Tuluá Valle, una paloma pareciera haber quedado detenida en el tiempo….
Aparentemente no se observan cables donde pudiera estar atorada ¿Que crees que ocurrió aquí?pic.twitter.com/BGJ9NeReaG— ★·.·´HeChIzErO`·.·★ (@Hechizero_38)
Falha na Matrix?
Filmado durante o dia, o evento mostra nitidamente o pássaro paralisado no ar. É impossível identificar algum fio ou objeto envolvido no episódio. Para os habitantes que observam o acontecimento a olho nu, trata-se de uma legítima falha na Matrix.
Porém, o usuário do Instagram identificado pelo apelido Tubarco frustrou os adeptos de teorias conspiratórias ao explicar a verdade sobre a pomba estática. Disse que o animal acabou enrolado em um fio de empinar pipa.
Devido a espessura do material, o fio era imperceptível para os aparelhos de filmagem. A incapacidade de gravar o pássaro envolvido na linha deu a impressão dele estar paralisado no ar.
Após a gravação, os bombeiros chegaram ao local e socorreram a ave, que voltou a voar livremente. Ao que parece, não foi dessa vez.