Um vídeo de um monstro horripilante andando pelas ruas das cidades de Ilhéus e Teixeira de Freitas, na Bahia, acabou viralizando nas redes sociais e se tornando assunto de ampla repercussão. Nas imagens uma criatura estranha aparece circulando no trânsito, entre veículos.
Depois do vídeo começar a bombar na web, começou a se discutir se o fato tratava-se de algo verdadeiro. Segundo o site Boatos.org, a resposta é “não”. O bicho teria sido criado por computação gráfica.
Nas imagens que viralizaram na web, a criatura esquisita chega a andar até em uma faixa de pedestre naturalmente. E esse detalhe de passividade de todos que estavam próximos chamou a atenção, ou seja, aparentava que o “novo chupa-cabra” não causasse choque a ninguém.
Viraliza boato sobre criatura circulando em ruas da Bahia: https://t.co/mkB8LFBYjL pic.twitter.com/JSMZQ4UULP
— O POVO (@opovo) September 9, 2020
Perfil de TikTok
O vídeo pertence ao perfil Shortest Blockbusters, no TikTok, que é especialista em criar efeitos visuais em fatos do cotidiano, a exemplo do que foi mostrado no vídeo.
Repercussão
Na web, internautas repercutiram de forma massiva o vídeo, que também acabou se tornando meme e alvo de brincadeiras.
“Isso é um Parastratiosphecomyia strastiosphecomyioides. É um réptil pré-histórico, primo afastado dos crocodilos. Procurem no Youtube. É relativamente comum em algumas regiões do Nordeste”, brincou um internauta.
“Chefão os gafanhotos que não chegaram”, ironizou outro.
Houve quem chamasse a criatura estranha de “novo chupa-cabra”, fazendo menção à suposta existência do bicho que no final dos anos 90 fez bastante sucesso, e mexeu com imaginário de milhares de brasileiros.