Na Índia, no estado de Uttar Pradesh, uma cobra píton precisou ser atendida por médicos veterinários após engolir um animal muito maior do que o seu próprio corpo. Os especialistas acreditam que a presa tenha sido uma cabra, que acabou ficando agarrada em seu sistema digestivo, impossibilitando a locomoção da cobra.
O caso foi registrado no fim do mês de setembro, e só agora as imagens começaram a circular de maneira viral pelas redes sociais. Os vídeos impactantes mostram um grande volume na barriga do animal, evidenciando que a presa possuía um tamanho consideravelmente maior do que o seu. Funcionários do departamento florestal de Rampur foram acionados e fizeram os primeiros socorros.
Rajiv Kumar, chefe do departamento florestal, afirma que os moradores locais ficaram em pânico quando se depararam com a píton engolindo o animal em um único bote. Ele explica que não é necessário temor diante da situação, pedindo para que os moradores não agridam o animal, o qual possui a sua devida importância na cadeia alimentar da natureza.
Rampur: A python was rescued from Sihari village on Saturday.
Rajiv Kumar, Divisional Forest Officer said, "It had consumed a large prey so it was not able to move. The python was released in the forest." (27.09.2020) pic.twitter.com/mkZH97V7vf
— ANI UP/Uttarakhand (@ANINewsUP) September 27, 2020
“Os moradores locais inicialmente estavam apavorados. Mas pedimos para que eles não se assustassem, uma vez que a píton é inofensiva e não é venenosa”, contou. Foi necessário um caminhão para que a cobra pudesse ser resgatada e levada de volta para a floresta. A imprensa local estima que a píton tenha cerca de 5 metros de comprimento.
Forest officers rescue python in UP’s Rampur pic.twitter.com/lZ2hq5cGSg
— The Times Of India (@timesofindia) September 28, 2020
Embora seja inofensiva para seres humanos, consegue engolir animais muito maiores do que o tamanho do seu próprio corpo, o que pode provocar um fenômeno conhecido como coma alimentar, ficando estático e sem locomoção em virtude do tamanho exagerado da presa que carrega dentro do seu sistema digestivo.