Até onde vai a disposição de um ser humano para ajudar o próximo? Embora a resposta seja relativa e dependa de cada um, há pessoas dispostas a correr sérios riscos para ajudar animais indefesos.
As Filipinas têm sofrido com chuvas, tufões e terremotos nos últimos meses. Na semana passada, um tufão passou por algumas províncias e gerou alagamentos e mortes, além de muita destruição.
A passagem do tufão Ulisses deixou um rastro de prejuízo por toda parte, com casas destruídas, bens perdidos e algumas vidas humanas ceifadas. Um homem avistou um cachorro quase se afogando em uma inundação de enchente após a passagem do tufão. Ele não suportou ver o animal sofrendo sem quem o ajudasse e decidiu se arriscar para chegar até o animal.
Passou pela água que batia em seu ombro e em partes lamacentas, até que chegou no animal e o soltou. Depois o levou até uma parte segura para que não corresse mais riscos. O animal, agradecido pela ação do homem, lhe deu uma lambida terna.
Um vídeo do resgate começou a viralizar nas Filipinas e logo atravessou fronteiras, sendo notícia em outras partes do mundo.
Após a boa ação, o homem foi considerado um herói nas redes sociais, mas como todo bom herói, ele não buscou fama e preferiu se manter no anonimato. Até o momento, ninguém sabe a identidade do homem que se arriscou para que o cãozinho tivesse a chance de continuar a viver.
A passagem de um outro tufão pelas Filipinas também atingiu animais. Um abrigo de Rizal acabou ficando submerso e os funcionários do local precisaram colocar 65 cães no telhado para que não morressem afogados.