Na pequena cidade de Dzerzhinsk, na Rússia, a população ficou assustada ao se deparar com alguns cachorros azuis andando pelas ruas. Alguns pensaram que pudesse ser uma pegadinha, ou os animais teriam derrubado tinta sobre eles, mas a verdadeira história por trás disso é bem diferente.
Algumas pessoas chegaram a fotografar os cães azulados e compartilharam as fotos nas redes sociais, logo as imagens viralizaram e agora circulam pelo mundo todo.
De acordo com o portal IG, nessa cidade do interior da Rússia, já existiu uma fábrica de polímeros e o antigo gerente desta empresa, Andrey Mislivets, chegou a dar uma entrevista para tentar explicar o que poderia ter ocorrido.
Andrey contou que depois que a fábrica fechou, no local ficaram vários compostos químicos armazenados, eles eram utilizados na fabricação dos polímeros. O fechamento da empresa se deu no ano de 2015 e vários produtos foram deixados por lá.
Para o ex-gerente, o que pode ter acontecido é que os cachorros entraram na fábrica, reviraram os produtos tóxicos e esse contato acabou deixando os cachorros com a coloração azulada, o que significa que eles estariam correndo sério risco de vida.
Blue dogs were spotted near an abandoned chemical plant at Dzerzhinsk in Russia's Nizhny Novgorod region.strange colouring may caused by chemical waste such as copper sulphate.vibrant blue coats not a happy one.much concerned issue. it may cause health issues to themhttps://twitter.com/hashtag/saveanimals?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw pic.twitter.com/USBGSkKupB
— priya balu (@priyabalu_2000)
Entre os produtos químicos que estão armazenados de forma irregular no local, estão o ácido cianídrico e também sulfato de cobre, que são altamente tóxicos. As autoridades locais estão investigando o caso, mas já informaram que os antigos proprietários da fábrica serão acionados para tomarem as devidas providências.
Quanto aos cachorros azuis, eles deverão ser capturados e tratados de forma adequada, pois não podem ficar soltos pela cidade, já que oferecem risco a toda população.