O pequeno Ryan Coutinho, que hoje tem 10 anos, tinha o sonho de poder sorrir. Pode parecer algo simples, mas para o garoto era algo especial. A dentista Amanda Mattos ficou sensibilizada com a história e decidiu ajudar o menino, que é morador da região da zona rural de Guajeru, localizada no sudoeste do estado da Bahia.
Ryan Coutinho tinha o simples desejo de ser igual aos colegas e, depois de cinco anos do tratamento, finalmente ele é dono de um sorriso próprio, sem a ajuda das próteses que precisou usar por um longo período. “Estou me sentindo muito feliz, porque eu tenho os meus dentes hoje. E hoje eu não sou mais ‘banguelo’ que nem antigamente não. Hoje eu sou outra pessoa”. Agora eu posso rir porque eu tenho meus dentes”, ressaltou o pequeno que está feliz da vida.
O menino conta que antes não sorria porque somente aparecia a gengiva. No entanto, agora tudo mudou e já pode sorrir, pois tem dentes. No ano de 2016, a história do pequeno foi compartilhada pela profissional e deixou milhares de pessoas emocionadas pelo seu simples gesto que foi transformador para a criança,
Amanda contou que o garoto sofre um processo de agenesia, que é uma anomalia que tem como característica a ausência congênita da dentição. A profissional falou que alguns dentes ele não terá, e não se sabe se é uma questão genética ou se o dente foi arrancado de forma precoce, salientou a dentista.
Quando deu início ao tratamento, Ryan estava com seis anos. No dia que colocou a primeira prótese, a equipe ficou emocionada, já que ele levantou da cadeira e chorou. A dentista disse que sempre que se lembra desse momento não consegue conter as lágrimas. Amanda ressaltou que para ela foi um trabalho de prótese, mas para o garoto foi uma mudança de vida.