Dados da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas) mostram que o Brasil é um dos maiores mercados do mundo em volume de vendas de chocolates. Segundo o Euromonitor, o mercado brasileiro é o quinto mercado em volume de vendas de chocolates no varejo e chegou a R$ 14 bilhões de faturamento em 2019. O consumo médio é de 2,6 quilos por pessoa/ano.
A Abras (Associação Brasileira de Supermercados) estima um aumento de 15% nas vendas em relação à Páscoa em 2020, principalmente em alimentos como chocolate, azeite, vinhos e bacalhau. Essa previsão também resultou na geração de 11,6 mil empregos diretos e indiretos no setor de chocolates neste ano, número que representa crescimento 5% comparado ao ano passado, segundo a Abicab.
O potencial do mercado e os números de vendas estimulam investimentos, tanto na indústria quanto no varejo. Um exemplo é o da rede de cafeterias Fran’s Café, que desenvolveu uma linha de chocolates com a marca FC Chocolate. O trabalho foi feito em parceria com a fabricante Premium Chocolates. A nova linha conta com produtos que vão desde tabletes ao leite e amargo, alfajor e Pão de Mel até ovos de Páscoa.
A Abicab também fez levantamento que mostra que, neste ano, a indústria entregou cerca de 100 lançamentos, entre ovos de chocolates, bombons, caixas sortidas, barras e chocolates presenteáveis com foco na Páscoa.
Website: http://franscafe.com.br