Acusada de aborto, grávida que sofreu acidente foi condenada a 30 anos de prisão

A jovem caiu da escada quando estava com 8 meses de gestação e sofreu um aborto.

PUBLICIDADE

A gravidez é um dos momentos mais emocionantes na vida da maioria das mulheres. Nesse período, a futura mãe começa a preparar o enxoval do bebê e cuida de todos os detalhes para que sua chegada seja tranquila e bem harmoniosa. Esse é o caso de Sara Rogel, uma jovem mãe de El Salvador que está a no oitavo mês de gestação quando seu mundo virou de cabeça para baixo.

Sara era uma jovem feliz, estava cursando o último ano da faculdade de enfermagem e aproveitava os momentos finais da gestação. Ela esperava por uma menina quando, segundo ela, um acidente fez com que ela deixasse para trás todos os seus sonhos.

A jovem teria caído da escada

A jovem contou que estava em casa quando sofreu um acidente, ela caiu da escada e ficou inconsciente. Ainda desacordada a moça foi levada para o hospital e infelizmente sofreu um aborto, por causa da queda. Quando acordou, e sem saber o que tinha acontecido, a jovem já estava detida pela polícia.

Após alguns dias de julgamento, a estudante foi condenada a 30 anos de prisão, acusada de aborto, segundo a condenação (homicídio qualificado). Em El Salvador, existem muitos casos como o de Sara. Muitas mulheres que sofreram aborto espontâneo, ou que algum acidente causou o aborto, estão presas sob a acusação de homicídio. O país é extremamente conservador e quando uma mulher chega ao hospital com indícios de perda da gravidez, a maioria dos profissionais chamam a polícia.

Ela ficou mais de 6 anos presa

Sara ficou mais de 6 anos presa em uma penitenciária feminina e somente depois de muita luta conseguiu ser libertada. Assim como ela, centenas de mulheres que perderam suas crianças ainda estão presas esperando por justiça.