Neomicina é boa para cuidar de tatuagens? Conheça os efeitos colaterais e possíveis reações

Conheça os efeitos colaterais mais comuns ao se utilizar a pomada de Neomicina e quais as possíveis reações adversas do medicamento.

PUBLICIDADE

A neomicina é uma pomada antibiótica que é amplamente utilizada em associação à bacitracina para combater infecções bacterianas tópicas de pele e mucosas. Esse medicamento é muito recomendado por médicos e farmacêuticos, mas, assim como qualquer outro remédio possui efeitos colaterais e reações adversas.

Um dos efeitos colaterais mais comuns, e mais frequente na população, ao se usar a Neomicina, também conhecida como “Nebacetin”, é a reação alérgica/hipersensibilidade a algum dos componentes da pomada. Esse efeito acontece em cerca de 1,5% das pessoas que usam Neomicina.

No caso de ocorrer uma reação de hipersensibilidade ao se aplicar a pomada de Neomicina, essa reação não atinge todo o organismo, mas somente o local em que a pomada foi aplicada. Nesses casos os sintomas comuns de acontecer são:

  • Coceira com ardência no local;
  • Vermelhidão da pele ou mucosa;
  • Aparecimento de bolinhas vermelhas;
  • “Rash cutâneo”.

Como a reação alérgica acontece somente no local de uso da Neomicina e a dose do remédio é pequena, esses efeitos colaterais, em geral, são leves, passageiros e não necessitam de auxílio médico. Porém, quando a pomada é aplicada em uma grande região do corpo pode-se ocorrer reação adversa por superdosagem.

Neomicina é bom para tatuagem? Tire suas conclusões

Com a superdosagem de Neomicina acontece uma intoxicação sistêmica que provoca duas reações adversas importantes: comprometimento renal e perda completa da audição. Nesse caso a pessoa deve ser levada com urgência a um hospital para tratamento imediato, pois a perda de audição pode ser irreversível.