Muitas pessoas se desesperam quando ficam sem dinheiro para suas necessidades básicas, principalmente quando possuem dependentes. Esse é o caso de Vanesa Canelo, que é mãe de quatro filhos e recentemente ficou sem dinheiro para pagar o aluguel.
Diante da situação, Vanesa decidiu aproveitar os poucos dias que lhe resta na casa em que vive com os filhos para construir sua própria casa, com suas próprias mãos. A mulher dispõe de um terreno no bairro Liceo Tercera Sección, em Córdoba, na Argentina, que ela herdou dos pais.
Com o pouco dinheiro que tinha, ele comprou materiais de construção e começou a levantar as paredes. A vizinhança entranhou que uma mulher estivesse o dia todo fazendo massa, e por conta disso, alguns se ofereceram para ajudá-la.
“Eu levantei isto (se referindo as paredes) e tive ajuda de algumas pessoas que vieram me dar uma mão. Meu objetivo é ter meus filhos aqui dentro. Por isso queremos vir o quanto antes a nosso lugar. Queremos termina-la rápido porque meus filhos sofrem muito com o frio, inclusive uma das meninas é asmática”, declarou Vanesa durante uma entrevista para a TV.
O caso logo repercutiu na imprensa e ultrapassou fronteiras. Vanesa está recebendo doações de materiais de construção e deseja terminar logo sua casa. Agora lhe falta dinheiro para fazer o teto da casa e a parte elétrica. Daqui alguns dias, ela terá de entregar a casa em que vive, pois não tem mais dinheiro para o aluguel, nem previsão de quando o terá.
Os filhos de Vanesa também a ajudaram na obra com coisas mínimas, o que acabou comovendo ainda mais quem soube de sua história de coragem e determinação. Vanessa contou em entrevista que sempre se interessou por obras e buscou conselhos em algumas construções para saber como fazer sua casa.
A garra de Vanessa surpreende ainda mais quando ela revela que possui problemas respiratórios e está estudando para terminar o ensino médio. A mulher tem 36 anos e se separou do pai das crianças há alguns anos, não possuindo ajuda financeira. A única renda de Vanessa atualmente é de um benefício social da Asignación Universal, do qual ela deixa claro que o dinheiro é de seus filhos.