Algumas novelas podem ter alguns períodos em que nada acontecem e que podem gerar um certo tédio no telespectador. Esses espaços monótonos de tempo são chamados de barrigas e alguns deles podem ter algumas enormes, até maiores do que comparadas com a grávida de Taubaté.
Na novela Brega e Chique, que foi exibida no final da década de 90, teve alguns momentos que nada acontecia e o autor precisou apelar para alguns esquetes. Porém, a novela teve alguns momentos muito bons na reta final que foram perdoados esses períodos monótonos.
A Viagem, recentemente exibida pelo canal Viva, foi uma das tramas das 19h de maior sucesso da TV Globo, porém, teve alguns personagens secundários e ruins que geraram tramas aleatórias que foram feitas para prolongar o tempo da novela no ar.
Já em Zazá, protagonizado por Fernanda Montenegro, não foi sucesso na Globo, mas precisou ter a trama estendida, já que sua substituta estava com as gravações atrasadas. Sendo assim, a trama teve mais 50 capítulos e o público fugiu de vez.
Terra Nostra foi um dos maiores sucessos de todos os tempos no horário das 19h na Globo, porém o período em que nada acontecia e que o casal principal ainda não havia se reencontrado, teve uma certa frustração do público. Tanto que na reprise do viva esse período extenso foi cortado.
Já Laços de Família teve outro momento criticado, o tempo em que Camila demorou a descobrir a doença. Nilson Xavier destacou isso em sua coluna recentemente: “Depois de sua metade, a trama começou a desandar, com capítulos repletos de muita enrolação. Foi quase a novela inteira para Camila descobrir sua doença”.