Um novo estudo publicado pala revista científica “Menopause” (EUA) pode trazer alivio para as mulheres que estão passado pelo período da menopausa. O estudo, que foi feito pela Sociedade Norte-Americana de Menopausa, indica que realizar uma dieta rica em soja pode controlar os sintomas femininos.
A pesquisa foi realizado por doze semanas e mostra que a ingestão de uma dieta rica em soja pode reduzir as ondas de calor no corpo feminino em até 84%, isso significa que passaria de cinco por dia a até uma máximo. Durante o estudo, 59% das voluntárias chegaram a se livrar totalmente das ondas de calor.
As ondas de calor são um dos principais incômodos às mulheres que estão entre a perimenopausa e a pós-menopausa. O distúrbio também proporciona a “sudorese noturna”, que faz com que a mulher acabe acordando encharcada de suor e tenha prejuízos no seu descanso.
O estudo foi batizado de “Women´s study for the alleviation of vasomotor symptons” (Estudo feminino para o alívio de sintomas vasomotores, em português) e não utilizou nenhuma medicação à base de hormônios ou qualquer tipo de extrato em suas voluntárias. Em reuniões semanais, muitas voluntárias chegaram a relatar que chegaram a perder peso e ter melhora em sua disposição e digestão.
Durante os testes, foi utilizado pelos pesquisadores uma combinação de dieta alimentar contendo baixo teor de gordura, sendo feita à base de plantas, e adicionando 1/2 xícara de grãos de soja cozidos diariamente (em uma sopa ou salada). As voluntárias do estudo relatavam ter no mínimo duas ondas de calor por dia antes do estudo.