Um acidente que poderia ter se tornado uma grande tragédia na cidade de Lecco, na Itália, teve um final feliz, graças a um valente motorista. Mauro Mascetti dirigia um ônibus escolar com 25 estudantes, entre 14 e 16 anos, que iam para um acampamento de verão, segundo noticiou a BBC.
Um dos pneus do ônibus explodiu e de alguma forma afetou o motor do veículo, que começou a pegar fogo. O fogo tomou grandes proporções e começou a se alastrar. Mauro agiu rápido e correu para tirar todos os estudantes do ônibus e sair do local, antes que o ônibus fosse engolido pelas chamas.
Todo o veículo queimou, não sendo possível aproveitar nada. E todos os adolescentes sobrevieram; apenas alguns jovens precisaram ser levados para um hospital, por conta da inalação da fumaça.
Mauro integra o Comitê da Cruz Vermelha da cidade de Como, na Itália, e seu treinamento no local o ajudou a ter reflexos rápidos para salvar todos os estudantes, pois percebeu que aquele fogo iria se alastrar com rapidez.
O motorista virou manchete nos principais jornais da TV e internet da Itália, chegando a repercutir em vários outros países. Em todos eles, Mauro ganhou estados de herói, por sua ação rápida. A autoridade política máxima de Lombardia, Attilio Fontana, elogiou a ação de Mauro, que evitou uma tragédia. A Cruz Vermelha também emitiu um comunicado sobre o ocorrido.
O fogo estava tão potente no ônibus, que foi preciso cinco carros do corpo de bombeiros italiano para conseguir conter as chamas. Todo o ocorrido foi dentro de um túnel, que precisou ser interditado não só para se conter o incêndio, como também por conta da fumaça, que tomou conta do local.