A maior rede social do Brasil, o Facebook, dona do WhatsApp, principal aplicativo de mensagens utilizado pelos brasileiros, deve ganhar uma atualização que promete ‘desintoxicar’ os usuários.
Inicialmente chamado de ‘Modo Férias’ e especulado desde 2018, o projeto, que parecia abandonado, voltou a ganhar as manchetes após novos sinais de vida e de sua futura implementação.
Esta ferramenta surgiu com base na reclamação de grande parte dos usuários, o fato de que não há como interromper o recebimento de mensagens, qualquer que seja a situação, sem ter que desinstalar o aplicativo e sair da conta. Até existem meios trabalhosos de se interromper o funcionamento através do Android, mas o iOS sequer possui uma forma de desativar temporariamente.
Como deve funcionar
O Modo Férias deve se diferenciar, primeiramente, no modo de silenciar conversas. Atualmente, você pode fazer isto, entretanto, se o contato silenciado voltar a enviar mensagens, o WhatsApp volta a sinalizar as mesmas, o que torna a ferramenta atual pouco ou ‘nada’ eficiente para o objetivo de ‘se desligar’.
O Modo Férias viria para acabar de vez com este problema, não permitindo o recebimento de notificações até que o usuário remova o contato do ‘Modo Férias’, não sendo notificado e nem recebendo as mensagens durante o período em que a função estiver ativa.
Quando deve ser lançado
Apesar de ser especulado e visto como necessário desde 2018, após um tempo esquecido, o há previsão de que o recurso seja lançado ainda em 2021, ao menos nas versões beta do aplicativo, para depois seguir a ampla distribuição.