A China tem criado pessoas através de softwares de inteligência artificial e elas se parecem tanto com os humanos do mundo real que muitos países estão ficando preocupados. Segundo a Centre for Information Resilience, uma entidade totalmente independente, as ‘pessoas virtuais’ estão sendo criadas pelos chineses e podem ser utilizadas na guerra de informações, algo cada vez mais comum na internet.
De acordo com o Centre, essas pessoas irreais ganham perfis nas redes sociais e logo começam a divulgar várias informações, inclusive fake news. Quem acessa a conta delas, nem desconfia de que elas não existem de verdade.
Especialistas chamam a atenção para o resultado quase perfeito. Estas pessoas trazem até algumas imperfeições comuns ao ser humano, o que as torna quase ‘reais’. Por isso é tão difícil descobrir quando a pessoa é realmente fruto da inteligência artificial.
A China vem sendo acusada de aprimorar cada vez mais os robôs utilizados nas redes sociais e com isto estaria interferindo nos mais variados assuntos de alguns países ocidentais, a respeito de discussões raciais e até mesmo em relação a leis para controle de armas.
“Uma operação de influência coordenada no Twitter, no Facebook e no YouTube está usando uma mistura de contas falsas e redirecionadas para promover narrativas pró-China e distorcer percepções sobre questões importantes”, denunciou a Centre for Information Resilience em uma recente entrevista.
Quem navega na internet e usa as redes sociais, precisa ficar cada vez mais atento com as postagens feitas por outras pessoas, que na verdade podem ser robôs disfarçados.