Sua unha está parecida com as da imagem? Procure um médico o quanto antes

As unhas são parte importante do corpo humano, alterações nelas podem indicar problemas de saúde!

PUBLICIDADE

As unhas são muito importantes para o corpo humano. A sua existência garante a possibilidade de pegarmos objetos finos, são o equivalente às garras de animais, também auxiliando na autodefesa, embora sejam vistos por muitos somente como um “instrumento” para aliviar coceiras ou para embelezamento estético.

Mas, você sabia que alterações na forma, nas cores e também quebras nas unhas podem ser uma mensagem do corpo de que existem possíveis falta de vitaminas, alterações de hormônios do corpo, infecção por fungos, doenças cardíacas, doenças nos pulmões, câncer e diabetes?

Por isso, neste artigo, vamos listar alguns sinais de que você precisa procurar um médico dermatologista o quanto antes para verificar possíveis problemas de saúde! 

Unhas secas e quebradiças são o primeiro ponto de atenção. Se a sua unha está quebrando muito fácil ou se elas lascam sem muito esforço, isso pode ser um sinal de envelhecimento natural, ou pode estar relacionado à problemas de saúde.

Alergias a produtos como esmaltes, detergentes, sabonetes ou até deficiência de substâncias como ferro, ácido fólico, vitaminas A, B12 ou C podem causar esse problema nas unhas.

Se você estiver com estes sintomas, evite os possíveis produtos causadores de alergia e evite manicures por cerca de 15 dias, se mesmo assim continuarem da mesma forma, somente o médico dermatologista conseguirá te ajudar.

Unhas com manchas brancas indicam normalmente que houve uma pancada no local. Porém, estas marcas podem surgir com o consumo de antibióticos para doenças como vitiligo ou hanseníase.

As manchas podem surgir por conta de variações hormonais do período menstrual.

Se após o crescimento natural da unha as manchas continuarem ao longo de semanas, os especialistas indicam buscar um dermatologista.

Unhas amareladas normalmente são comuns em idosos e não necessariamente indicam um problema de saúde: as unhas podem ficar amareladas por ingestão de antibióticos, por contato com produtos de limpeza, fumaça de cigarro ou após grande ingestão de cenoura, abóbora ou batata-doce.

Outro motivo para isso são os fungos que podem infectar a região. Porém, isso também pode ser sinal de que doenças como diabetes, psoríase ou artrite estão acometendo a pessoa. Doenças no fígado e no pulmão também causam esta coloração nas unhas.

Um dermatologista é indicado para analisar a possibilidade de fungos e um clínico geral precisa ser procurado em caso de suspeita de outras doenças.

Unhas azuladas são sinal de que possa existir um problema com a oxigenação do sangue. Estar em um ambiente frio pode causar este sintoma.

Fora de locais frios, isso pode indicar problemas circulatórios, alterações respiratórias como enfisema, asma doenças cardíacas ou pneumonia.

Em caso de frio, use luvas para aquecer a região. Se este sintoma apareça com frequência e demore para passar ou se houver o surgimento de sintomas como cansaço, excessivo e falta de ar, procure um clínico ou cardiologista para exames.