Manchas vermelhas na pele? Isso pode indicar doenças graves; todo cuidado é pouco

Embora seja comum por conta de alergias, a pele dá sinais em casos de doenças complexas.

PUBLICIDADE

A pele é o maior órgão do corpo humano e, por esta razão, seus sinais precisam ser levados em consideração. A vermelhidão na pele pode ser causada por vários motivos, mas é bom ficar atento, pois além de uma pequena irritação, problemas sérios de saúde também apresentam este sintoma. 

Neste artigo, listaremos algumas possíveis causas de vermelhidão para que você se atente e, em caso de persistência do sistema, busque um médico dermatologista para que sua situação seja analisada.

Alergia

É comum ter uma reação na pele causa por alergias. As manchas vermelhas ou até brancas, podem surgir seguidas de forte coceira, podendo ficar cheias de líquido. Contato com pêlos de animais, ingestão de medicamentos com este efeito colateral ou até contato com plantas podem causar este sintoma.  

Normalmente, os médicos indicam remédios para a alergia e o tratamento é feito com corticoides ou com aplicação de cremes.

Zika Vírus

As pintas vermelhas que coçam poderão ser vistas no paciente três dias após a picada do mosquito. Este sintoma é observado primeiramente no rosto e é espalhado para o resto do corpo em pouco tempo. 

O indicado é o tratamento com repouso, hidratação e remédios prescritos pelo médico usados para alívio de sintomas.

Rubéola

Esta doença causa pequenas elevações vermelhas na pele. O rosto e a parte de trás das orelhas são as primeiras partes do corpo a demonstrar o problema. O médico indicará a medicação necessária para cuidar da doença. A duração é de normalmente três dias.

Lúpus

As marcas que esta doença causa na pele são planas ou elevadas. A doença é tratada com medicamentos corticoides e imunossupressores, indicadas pelo médico especialista.

As manchas na pele causam descamação e ainda podem vir seguidas de pequenas feridas no canto da boca ou no nariz. Em casos graves, a doença pode afetar órgãos importantes e até matar.

Câncer de pele

Pequenas manchas na pele que aparecem em formato irregular e aumentam com o passar do tempo são sintomas desta doença. Além disso, as manchas do câncer de pele apresentam tendência de sangramento.

Dentre as características da doença, aparecem sinais com outras cores além do vermelho: preto e marrom. O câncer de pele causa 30% dos tumores malignos, todo cuidado é pouco.