As doenças que atacam a mente também acabam muitas vezes acometendo o corpo. São as chamadas enfermidades psicossomáticas que também podem se manifestar fisicamente através de sintomas como dor no estômago, suor, tremor, porém a causa do problema é de fundo emocional.
Esse tipo de situação pode ocorrer com pessoas que são mais ansiosas e possuem um nível de estresse alto. Essa é uma das maneiras que o organismo demonstrar fisicamente que tem alguma coisa errada na parte sentimental e emocional. Alguns desses sinais podem ser indícios de doenças psicossomáticas.
Conheça 10 sinais que podem indicar doenças psicossomáticas e busque ajuda profissional sempre que necessário, pois somente o médico pode dar o diagnóstico correto e prescrever o tratamento adequado.
- Aumento de batimento cardíaco;
- Tremor;
- Falta de ar e respiração ofegante;
- Suor frio ou em excesso;
- Enjoo;
- Sensação de boca seca;
- Dor no estômago;
- Dor na região do peito, costas e cabeça;
- Sensação de nó na garganta;
- Manchas arroxeadas ou vermelhas na pele.
Estes sinais podem ocorrer porque a ansiedade e o estresse podem aumentar a atividade nervosa do cérebro podendo aumentar os níveis hormonais no sangue, como cortisol e adrenalina. Muitos órgãos do organismo, como músculos, coração, estômago, intestinos e pele acabam sendo os mais afetados com as alterações em virtude da ligação direta com o cérebro.
Com a persistência dos indícios, é comum surgir enfermidades que podem ser pioradas ou mesmo causadas por questões emocionais, como é o caso da fibromialgia, gastrite, hipertensão e psoríase. Em algumas situações esses sintomas podem ser tão intensos que acabam simulando problemas mais graves, como é o caso do infarto, derrame cerebral ou convulsão, sendo extremamente importante uma rápida intervenção.
O paciente pode precisar fazer uso de medicamentos ansiolíticos, como o diazepam, em um pronto socorro. As doenças psicossomáticas podem acometer qualquer pessoa, já que a maioria está exposta a situações que causam estresse, tristeza e ansiedade.