Você tem pontinhos vermelhos na pele? Talvez, já tenha se deparado com esse tipo de situação e provavelmente se perguntou se é alguma coisa mais grave. Esses pontos vermelhos que podem surgir na pele de forma repentina, no geral não desaparecem sozinhos.
Desta forma, é importante saber que esses pontos vermelhos na pele são angiomas adquiridos. A condição tem um componente familiar e tem relação com o envelhecimento cutâneo. Apesar de não ser cancerígenos, é bom ficar de olhou e até mesmo buscar ajuda de um médico para análise periódica.
Geralmente, esses pontinhos vermelhos aparecem com uma frequência maior entre os 40 e 45 anos. Contudo, pode acabar surgindo em outra fase da vida, como infância e adolescência. Os angiomas chama atenção pela sua cor que é bem chamativa, sendo considerado por muitos como algo feio na pele. Por isso, algumas pessoas optam por eliminar através de intervenções.
Como se formam esses pontinhos vermelhos?
São dilatações capilares pequenas que acabam ocorrendo por falhas no sistema vascular. Na maioria dos casos, surgem mais na região do peito e do braço. De acordo com especialistas, a condição costuma ser semelhante às varizes, mas acontece de forma perpendicular à pele, ao invés de paralela formando as pequenas bolinhas arredondadas.
Na verdade, são tumores benignos que diferentemente das pintas, geralmente, não evoluem para formas malignas.
Quando é preciso preocupar
Como esses pontinhos não são cancerígenos, mas apenas tumores benignos, o ideal é ficar sempre atento diariamente. Verificar o surgimento de muitos sinais vermelhos em uma única região. Outro detalhe importante é que eles não devem doer, coçar ou sangrar, caso isso aconteça procure um médico para uma avaliação.