Nesta última quinta-feira, dia 16, o governo da Espanha emitiu um alerta amarelo por causa do risco de erupção de um vulcão localizado na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias. Apesar da distância, surgiu no Brasil o medo de que um tsunami poderia chegar até aqui e atingir várias cidades.
Estudiosos informaram que a atividade sísmica está intensa na região deste vulcão desde o último dia 11, já sendo registrados mais de 4.500 terremotos por lá. Nas redes sociais, o assunto se tornou um dos mais comentados, devido ao medo de muitos brasileiros de que a costa do Brasil pudesse ser atingida por ondas gigantescas.
Marcelo Assumpção, que é professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas na USP, deu uma entrevista ao portal O Globo e procurou acalmar a todos informando que as chances disso acontecer são mínimas, pois seria preciso que a atividade vulcânica fosse extremamente poderosa, capaz de causar um deslizamento gigantesco em direção ao mar.
Outro profissional, o professor Anderson Nascimento, também explicou não haver motivo para os brasileiros se preocuparem: “A atividade vulcânica na região das Canárias é comum e é monitorada. Na região do Atlântico, não existe nenhum sistema alerta de tsunami porque o risco é baixíssimo para isso ocorrer”.
O sismólogo disse que no caso do Brasil, no momento não há risco de a costa ser atingida por um tsunami.
Saulo Vital, professor na Universidade Federal da Paraíba, lembrou que há quatro níveis de alerta para o caso de um tsunami e que o amarelo é o segundo nível, que é quando as autoridades ficam observando os dados registrados, ou seja, é importante fazer o alerta, mas não se trata de um caso grave.