Comeu Demais? Também existe ressaca por exagerar na comida; como agir?

Quem nunca exagerou naquela pizza à noite e no dia seguinte acordou com a barriga pesada e mal-estar?

PUBLICIDADE

É normal que as pessoas exagerem no consumo de álcool e, no dia seguinte, acordem com uma excessiva dor de cabeça e com muita sede. Essa situação é conhecida como a famosa ressaca. Mas não existe somente a ressaca por causa do álcool. Também há a possibilidade das pessoas exagerem no consumo excessivo de alimentos e, no dia seguinte, se sentirem indispostas.

A ressaca por gula também é real e tem como principais sintomas a fadiga, moleza, indigestão e a falta de apetite. Caso os alimentos consumidos em excesso sejam muito gordurosos, também há a possibilidade de surgirem enjoos e dores de cabeça. É importante ter em mente que o nosso processo de digestão é bastante complexo, assim, alimentos gordurosos e com muita proteína demoram a ser digeridos o que causa o mal-estar.

Além de propiciar o ganho de peso, o consumo excessivo de alimentos também pode trazer outras alterações para o nosso organismo. Vários de nossos órgãos ficam sobrecarregados e o primeiro deles é o estômago. Nosso estômago é elástico e o excesso de alimentos o faz dilatar. Essa dilatação afeta outros órgãos como o fígado e o pâncreas, que precisam trabalhar muito mais para produzir as enzimas necessárias para a correta digestão. 

Contudo, a pessoa não precisa se preocupar caso tenha exagerado apenas em um dia, pois isso é absolutamente normal. Após o consumo excessivo de alimentos é interessante que a pessoa no dia seguinte saia para dar uma leva caminhada e se mantenha bastante hidratada, seja com água ou sucos.

Como mencionado acima é importante que o ato não aconteça com muita frequência, pois o excesso de consumo de alimentos traz várias complicações para o nosso organismo, como, por exemplo, atrapalhar o sono, alterar a sensação de saciedade, azias frequentes e aumenta consideravelmente o risco de síndrome metabólica.