Médicos encontram pedaço de cimento dentro de coração de paciente; caso impacta

Paciente teve que ser submetido a um procedimento cirúrgico de emergência.

PUBLICIDADE

Um paciente de 56 anos foi socorrido às pressas em um hospital após apresentar dores no peito e quadro de falta de ar. Os sintomas já perduravam por dias, e diante do cenário, uma radiografia foi realizada e apontou a presença de um corpo estranho dentro do tecido do coração.

Antes de ser diagnosticado com o problema, o homem havia sido submetido a um procedimento chamado cifoplastia, que é feito para recolocar o osso no lugar após uma fratura, e geralmente em casos de osteoporose é aplicado cimento ósseo. 

No relato do caso publicado na revista “The New England Journal of Medicine”, os médicos trouxeram detalhes do caso atípico. No ato da cirurgia cardiotorácica de urgência, os especialistas encontraram o corpo estranho perfurando o pulmão.

O pedaço de cimento, utilizado geralmente na cifoplastia, media cerca de 10 centímetros de comprimento, e vinha provocando um quadro de embolia, o que inviabiliza a circulação normal do sangue. 

“A embolia de cimento é uma complicação descrita da cifoplastia. O cimento pode vazar para o sistema venoso, endurecer e embolizar. Após a remoção, o átrio direito do paciente foi reparado”, diz um trecho do relato publicado na revista científica. 

A principal justificativa para a presença do corpo estranho no coração do paciente se dá pelo vazamento do cimento ósseo que percorreu o organismo dele e chegou até o coração, se solidificando e se transformando em um espinho afiado. 

Sem maiores problemas 

Ainda segundo os médicos, o paciente, que não teve o nome revelado, não apresentou quadro de intercorrências após o procedimento cirúrgico, e mostrou uma significativa melhora após a desobstrução e remoção do corpo estranho no tecido do coração.