7 terremotos que impactaram o Brasil; 1 alcançou 6,5 na escala Richter

Momentos em que alguns estados brasileiros foram afetados por fortes abalos sísmicos.

PUBLICIDADE

Embora haja a crença de que é impossível que o Brasil seja atingido por um terremoto, porque o país se encontra no meio de uma placa tectônica, já houveram, em menor escala, alguns momentos em que este fenômeno natural atingiu as terras brasileiras, assustando a população local.

Confira abaixo 7 momentos em que o Brasil sofreu com terremotos:

  • Em 1955, no estado do Espírito Santo (ES)

No ano de 1955, na cidade de Vitória, houveram alguns abalos sísmicos de grau 6,5 na escala Richter, porém, o acontecimento não passou de um susto para a população local, porque, embora o fenômeno natural tenha causado tremor em alguns prédios na região, não houveram pessoas feridas, ou danos muito graves.

  • Em 1980, no estado do Rio Grande do Norte (RN)

Durante a década de 80, a cidade de João Câmara, no estado do Rio Grande do Norte sofreu uma série de abalos sísmicos, sendo que o mais grave ocorreu no ano de 1986, marcando 5,1 pontos na escala Richter, sendo responsável pela destruição de quatro mil imóveis.

  • Em 1980, no estado do Ceará (CE)

Os cearenses também sofreram com abalos sísmicos na década de 80. A cidade de Pacaju, integrante da região metropolitana de Fortaleza, sofreu com um terremoto que chegou a marcar 5,2 pontos na escala Richter, danificando 488 casas da região.

  • Em 2007, no estado de Minas Gerais (MG)

Em 2007, a cidade de Itacarambi, no estado de Minas Gerais, houve um pequeno terremoto, que atingiu apenas 4,9 pontos na escala Richter, porém, embora o abalo sísmico tenha sido “fraco”, a cidade sofreu grandes prejuízos, tais como a queda de 5 casas, o falecimento de uma criança de 5 anos e 6 pessoas feridas.

  • Em 2007, nos estados do Acre (AC) e Amazonas (AM)

Minas Gerais não foi o único estado a sofrer terremotos no ano de 2007. No mesmo ano em que a cidade de Itacarambi, em Minas, foi afetada por abalos sísmicos, a divisa entre os estados do Acre e Amazonas sofreu um tremor que chegou a 6,1 pontos na escala de Richter, contudo, embora este terremoto tenha sido um dos mais fortes em território nacional, não houveram danos em decorrência dele.

  • 2008, em alguns estados do Sul e Sudeste

Em 2008, algumas cidades do estado de São Paulo foram atingidas por abalo sísmico que chegou a marcar 5,2 pontos na escala Richter, entretanto, o fenômeno natural não teve força suficiente para causar danos, mas, houveram relatos de algumas pessoas residentes de outros estados do Sul e do Sudeste, como Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina, sobre terem sentido alguns tremores por um determinado período.

  • Em 1690, no estado do Amazonas

O maior terremoto que aconteceu em território nacional, segundo evidências e relatos históricos, ocorreu no ano de 1960. De acordo com os cálculos de sismologia, o abalo sísmico chegou a marcar 7 pontos na escala Richter, no Rio Amazonas, a 45 km da capital.

Este fenômeno chegou a atingir cerca de 2 milhões de km², afetando aldeias indígenas que ficavam situadas na região.