Câncer de mama: estes são os sinais de alerta que a doença dá

Fique em alerta para a possibilidade de comorbidades que podem aumentar as chances de ter a doença.

PUBLICIDADE

O câncer de mama ainda é um problema seríssimo, isso porque muitas mulheres acabam não fazendo o acompanhamento médico, o autoexame e nem buscando informações sobre os sinais que o corpo dá quando esta doença está começando a se manifestar.

Por isso, trouxemos alguns alertas importantes para que você possa saber se existem ou não sinais de que que mostram que seu corpo pode estar passando por um processo causado por esta doença.

Em primeiro lugar, existem maiores chances de desenvolver câncer de mama aquelas pessoas que tem mais de 50 anos, histórico familiar de câncer de mama, além de sedentarismo e obesidade, mas isso não descarta e anula a importância de pessoas fora desses grupos se cuidarem.

Sintomas do câncer de mama

Dentre os principais sintomas estão a secreção mamilar, o surgimento de irritações ou de feridas no seio, diferença na textura do peito, caroço ou covas visíveis no seio, alterações na forma, queda de uma das mamas em relação à outra, surgimento de ínguas na axila, mudança repentina na cor da aréola do seio, endurecimento da mama e o surgimento de veias fáceis de observar.

Se um ou mais sintomas supracitados forem observados, os especialistas costumam indicar que um médico mastologista seja procurado. Esses sintomas podem indicar o surgimento de um câncer de mama em estágio inicial ou até em estágio avançado.

Porém, é necessário deixar claro que nem sempre isso quer dizer que a paciente está sofrendo de um câncer, podem existir nódulos benignos ou a inflamação da mama, que mesmo não sendo um câncer, inspiram cuidados.

Nos homens também existe a chance do surgimento do câncer de mama, normalmente por meio de caroço na mama ou perto do mamilo, liberação de líquidos pelo mamilo ou alteração na aréola. O médico mastologista também precisa ser procurado em casos assim.